quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Doença da Arranhadura do Gato

Alguem já tinha ouvido falar nela? Eu não, até poucos dias atrás.É causada pela bactéria Bartonella henselae que pode estar presente na saliva dos gatos.Os sinais clínicos mais comuns em gatos são gengivite, estomatite, ulceras na boca e aumento dos linfonodos submandibulares, mas vários outros sintomas podem estar presente afetando os olhos, pele e trato gastroitestinal. Nos humanos após a ranhadura ou mordedura, infecta as paredes dos vasos sanguineos. Acomete mais aos jovens e crianças, do sexo masculino e na maior parte das vezes apenas uma pessoa da casa, mas já foram reportados multiplos casos dentro da mesma família, atribuídos a um único. Após a arranhadura, pode aparecer uma pequena vesícula (bolha) no local, ente 3 a 30 dias. As lesões podem persistir por até cinco meses geralmente não deixando cicatriz. Os linfonodos regionais, próximos à regiao atingida, podem ficar doloridos e aumentados de  tamanho ,persistindo por períodos longos de tempo (quatro meses). As pessoas procuram tratamento médico, principalmente pela linfoadenopatia regional, mal-estar e urticária.
O tratamento tanto para o gato quanto para o homem é simples e envolve o uso de antibióticos por um período longo, sendo o maior problema na verda-de é diagnosticar a doença a tempo, uma vez que ela pode ser confundida com várias outras doenças. Os testes de laboratório mais comuns não conseguem idividualizar esta bacteria sendo necessário laboratório especia-lizado.
É de grande risco para pessoas imunodeprimidas como por portadores do HIV, por exemplo.



2 comentários:

  1. Nós ás vezes somos maladrecos...não fazemos por mal...umas vezes é tal o entusiasmo da brincadeira que lá vai uma arranhadela ...outras vezes é uma maneira de nos defendermos!
    Muitos ronrons da
    Kika

    ResponderExcluir
  2. hum....... bom saber, mas ja imaginava né, com a Clarice chegando o cuidado é em dobro!

    ResponderExcluir